Atitude Mental para Realização.

Seja muito bem vindo(a) a este espaço de compartilhamento!! Neste artigo vou falar sobre a atitude mental das pessoas realizadoras!! Como pensam as pessoas que conseguem alcançar seus objetivos e sucesso?

Você sabe o que é atitude? Atitude é a maneira como estamos posicionados ou a maneira de se comportar, agir ou reagir, motivada por uma disposição interna ou por uma circunstância determinada (explicação do dicionário on-line). Ou seja, é a nossa postura diante de algo que nos acontece.

Então a atitude mental é a disposição mental que assumimos diante de determinadas situações. Existem vários aspectos a serem considerados quando falamos de atitude mental de uma forma geral, mas quero abordar aqui especificamente sobre como interpretamos o mundo a nossa volta e os acontecimentos.

Você se considera uma pessoa otimista ou pessimista? Se a sua resposta foi: “Ah, eu me considero REALISTA!”, eu te convido a observar se na sua análise realista você tem uma expectativa de que as coisas darão certo ou de que as coisas darão errado. É dessa expectativa positiva ou negativa que estou falando.

Se você é otimista, é possível que saiba, por experiência própria, que as coisas na sua vida tendem a dar certo. E ouso afirmar que já ouviu algum comentário do tipo: “é fácil ser otimista quando tudo na sua vida dá certo”. O que essas pessoas não entendem é que a lógica delas está invertida. Pessoas otimistas não são assim porque as coisas dão certo para elas. Na verdade, as coisas dão certo para elas porque elas são otimistas.

Vou explicar isso trazendo alguns elementos científicos e tentando não ser muito teórica na minha abordagem (desafio lançado!).

Daniel Goleman, considerado o pai da Inteligência Emocional, apresentou em seus estudos algumas diferenças resultantes dessa disposição mental e que têm impacto direto nos resultados alcançados pelas diferentes pessoas.

Uma pessoa otimista mantém seu foco no resultado que quer alcançar. Ela acredita que esse resultado é algo possível e que ela será capaz de realizá-lo. Essa confiança no futuro faz com que mantenha a motivação e a resiliência para enfrentar todos os desafios, fracassos e dificuldades. A cada intercorrência, ela entende que o problema decorreu de algo externo que ela fez ou deixou de fazer e, então, passa a buscar novas soluções, até alcançar o resultado desejado. Como ela tem essa fé inabalável de que é capaz e de que vai dar certo no final, mantém-se motivada e atenta às oportunidades e age na direção de seus objetivos dando o melhor de si.

Parece tudo bem óbvio, né? Agora vamos analisar o comportamento de uma pessoa pessimista, ou “realista” que prevê um desenrolar negativo.

Uma pessoa que acredita ou espera um resultado negativo mantém seu foco nos problemas. Muitas vezes ela acredita que as dificuldades decorrem de alguma predisposição ou característica pessoal interna que não pode ser mudada. Essas pessoas desistem quando as coisas começam a dar errado ou quando o caminho exige um pouco mais de determinação. Elas não têm motivação para seguir buscando novas soluções, pois consciente ou inconscientemente acreditam que seria “perda de tempo”. Suas ações demonstram desânimo, desconfiança e não se esforçam ao seu máximo.

Agora, pense bem: sempre que queremos realizar algo para nosso crescimento, precisamos enfrentar desafios e incertezas. Qual dessas duas pessoas você acha que tem mais chances de alcançar o sucesso em seus planos e objetivos?

Pessoas otimistas nunca perdem! Ou elas vencem ou elas aprendem algo e mudam a estratégia até realizarem seus objetivos.

Se você está entre as pessoas otimistas, realizadoras e resilientes, parabéns!! Você pode alcançar grandes conquistas!! Estabeleça seus objetivos, trace um plano de ação inicial e comece a agir na direção de seus sonhos!! Vá ajustando a rota no caminho… as oportunidades vão surgir no tempo certo. Confia e vai!

Por outro lado, se você identificou uma ou mais características das pessoas pessimistas, preste atenção nessa parte: A atitude mental é treinável!! Qualquer pessoa pode desenvolver essa disposição positiva da mente. Como? Mudando seu foco, posicionamento e suas emoções.

Otimismo é um hábito (assim como o pessimismo). O que significa que, no começo, vai exigir de você um comportamento consciente, numa direção diferente da que normalmente sua mente adota até que ele esteja instalado. Mas a boa notícia é que com a repetição ele vai se tornando automático, exigindo menos raciocínio e atenção da sua mente consciente.

Vou deixar aqui um exercício para que você desenvolva mais e mais uma Atitude Mental Positiva.

HORA DO MOVIMENTO E AÇÃO!!

Primeiro passo é ter objetivos definidos, para saber qual o resultado final que você quer alcançar (caso ainda não os tenha, faça o exercício proposto no artigo “O Sucesso de Cada Um”).

Sempre que um problema ou dificuldade surgir, ao invés de ficar pensando na causa, onde errou ou buscando os culpados, substitua o fluxo de pensamento o mais rápido possível para: “Vai dar certo!! O que posso fazer a partir de agora para resolver essa situação?

E todos os dias, antes de dormir, separe 10 minutos do seu tempo para escrever no seu Caderno das Conquistas pelo menos 3 coisas positivas que aconteceram no seu dia. Não desista até encontrar no mínimo 3.

Esses simples exercícios, quando feitos com regularidade, vão ajudar a mudar sua atitude mental para focar no positivo e na solução. Com pouco tempo você vai observar a mente maravilhosa que tem e quantas ideias criativas ela é capaz de produzir quando o foco é resolver problemas e desafios.

Deixe um comentário