Olá!! Que bom te ter aqui!! Esse é um espaço com conteúdos que procuro abordar de forma leve, mas com objetivo de trazer autoconhecimento e mudanças positivas na sua vida! No artigo de hoje vou falar sobre o SUCESSO!
Começo esse artigo te fazendo uma pergunta: você gostaria de alcançar sucesso na vida?? E eu nem preciso te conhecer para imaginar que sua resposta foi algo do tipo: Sim! Claro! Com certeza! Quem não gostaria?
Vamos falar um pouco sobre o SEU sucesso? Sei que existem muitos conteúdos sobre esse tema na internet, muitas fórmulas mágicas, promessas, livros e palestras, mas você já parou para pensar o que é SUCESSO para você?
O sucesso não é algo tangível, ou seja, não é concreto, não podemos pegar. É um estado emocional ligado às expectativas pessoais e à ideia de conquista e realização. Seu conteúdo, porém, vai variar de pessoa para pessoa: o que eu considero como sucesso é muito diferente daquilo que você considera.
Quando eu falo de “expectativas pessoais”, estou dizendo que o sucesso tem a ver com uma história de vida, valores, propósito, objetivos, talentos, além de crenças de identidade, capacidade e merecimento (vou falar mais sobre esses temas em outros artigos).
Assim, enquanto algumas pessoas buscam uma vida de grandes conquistas profissionais e riqueza, morar numa cidade grande e agitada, ser dono de uma empresa multinacional; outras podem almejar uma vida simples e sossegada, trabalhando 4 horas por dia e usufruindo da proximidade com a natureza. E cada um vai considerar que alcançou sucesso quando realizar aquilo que seu coração deseja.
Nesse ponto entra um pequeno complicador. A grande maioria da população não tem definido de forma objetiva aquilo que realmente deseja. Como você poderá sentir-se realizado e dizer que alcançou o sucesso, se não sabe com clareza aonde quer chegar?
Para ter essa percepção interna de realização e sucesso, as pessoas precisam primeiro especificar seus objetivos. Elas precisam ter clareza do que buscam e assim, quando finalmente realizarem, vão saber que alcançaram o tão sonhado sucesso. Já aqueles que não têm objetivos definidos estarão sempre correndo atrás do próximo alvo, que mudará constantemente de posição, sem celebrar as conquistas, sem perceber os avanços, sem darem-se conta do sucesso que já alcançaram.
AGORA É MOVIMENTO E AÇÃO!!
Nesse momento eu te convido a entrar para o grupo da minoria daqueles que têm objetivos definidos, e junto comigo refletir: quais são os seus maiores sonhos? Com calma e tempo disponível faça uma lista de sonhos naquele Caderno das Conquistas que você utiliza para escrever seus motivos de gratidão e os ganhos de cada dia (se ainda não tiver um desses, providencie… Pode ser um caderno simples, mas precisa ser personalizado por você para ter um significado especial).
Depois de escrever seus sonhos, escolha um para fazer esse exercício que chamamos de transformar sonhos em OBJETIVOS SMART. Depois você poderá repetir com os demais itens da sua lista.
S (específico) – Descreva seu objetivo com o máximo de detalhes possível. Escreva o que é, onde acontece, como, com quem, qual cor, qual tamanho, qual marca, bairro, etc., veja cada detalhe. Se nunca pensou nisso, mais um motivo para fazer! Essa imagem tem que ser bastante clara para você, de modo que seja rápido e fácil acessá-la sempre que quiser.
M (mensurável) – Verifique se é possível medir e dizer que você de fato o alcançou. (p.e. “ser mais feliz” não é possível mensurar, você precisa descrever o que exatamente precisa ser, fazer e/ou ter para considerar que alcançou o “mais feliz” que busca)
A (alcançável) – Sua mente precisa acreditar que esse objetivo é realista e que você pode alcançá-lo. Se você acha que é impossível conseguir, sua mente inconsciente nem vai querer se esforçar para realizar. Às vezes é apenas uma questão de acrescentar um pouco mais de tempo à equação. (p.e. um objetivo que eu acho impossível realizar até o final desde ano, é totalmente realizável num prazo de 5 anos. Nesse caso você precisará estabelecer metas intermediárias que te levarão ao objetivo maior.)
R (relevante) – Para que a realização de um objetivo te traga a sensação de ter alcançado verdadeiro sucesso, precisa ser algo relevante para você e para as pessoas importantes da sua vida.
T (tempo) – Agora defina uma data!! Diga o dia, o mês e o ano que você quer realizar esse objetivo (lembrando de que precisa ser desafiador, mas alcançável)
Antes de terminar, é importante reler e verificar se seus objetivos estão trazendo aquilo que você quer alcançar, não o meio de atingir nem aquilo que quer deixar ou perder. Por exemplo, pensar em deixar de fumar, de beber, de usar drogas, de trair o companheiro(a), perder peso, deixar de procrastinar, perder algum medo, etc., não são objetivos a serem alcançados.
Nesses casos, procure identificar o que você deseja viver quando realizar essas coisas. Pode ser algo como ter bons resultados nos exames de saúde e ter disposição física, ter um corpo escultural, ter autoestima elevada e autoconfiança, um casamento extraordinário, alta performance no trabalho, enfim… cada um terá seus motivos para querer deixar ou perder algo… mas o foco tem que ser naquilo que quer alcançar de positivo e não no que quer perder (falarei mais sobre isso no artigo sobre foco).
É possível que sua mente esteja agora fervilhando de ideias negativas e frases que te dizem: vai ser muito difícil!, Isso é ridículo!, Como vou poder dizer o dia exato se não tenho bola de cristal!?, Onde vou achar dinheiro para realizar isso?, É tudo lindo no papel, mas a realidade é bem diferente!… … … …
E eu, mais uma vez, te convido a fazer este EXERCÍCIO… não é uma promessa, não é um compromisso, não é um contrato. Apenas tente assumir para você mesmo(a) quais os sonhos mais profundos que você gostaria de realizar e, já que é pra sonhar, sonhe alto! Defina uma data!
E não caia na armadilha de responder tudo mentalmente. O ato de escrever tem o efeito inconsciente de tornar algo real. Não está mais apenas no mundo das ideias, agora está no mundo físico. Sua mente reage de forma diferente nas duas situações. E se quiser aumentar o impacto, mostre a alguém de sua confiança!! Você vai se surpreender com as oportunidades e os efeitos positivos que esse “simples” exercício pode trazer para sua vida e seus resultados.
E agora que você já sabe o que é sucesso para você, que tal começar a dar os passos na direção da sua realização?? O próximo é elaborar um Plano de Ação!
